Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

domingo, 10 de setembro de 2017

Bahia se Destaca no desempenho Agricula

Desempenho agrícola colabora para resultado positivo do PIB da Bahia

Setor industrial continua refletindo os efeitos negativos da economia brasileira
O Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia cresceu 1,9% no segundo trimestre de 2017  na comparação com o primeiro trimestre de 2017. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (04) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O percentual positivo tem forte influência do bom desempenho do setor agropecuário. 
De acordo com os cálculos realizados pela SEI, a agropecuária baiana registrou expansão de 33% no valor adicionado no segundo trimestre de 2017. Essa expansão é resultado do bom desempenho em culturas tradicionais e que tem grande peso na atividade econômica baiana no período, a exemplo do café, a qual aponta expansão de 50% na produção, assim como nas culturas de soja (60%), feijão (66%) e algodão (2%). Por outro lado, a cultura de cacau aponta para retração de 10% no segundo trimestre de 2017.
Ao contrário do setor agropecuário, o industrial continua refletindo os efeitos negativos da economia brasileira, com retração em todas as atividades. No segundo trimestre, este setor apontou retração de -6,7%, com destaque para o recuo de -12,8% no setor de extração mineral, particularmente pela redução da produção – por parte da Petrobras – de petróleo e gás; a produção de energia elétrica também tem impactado negativamente sobre o setor, onde se verificou retração de -6,3%.
Nesse segmento, neste caso, em decorrência dos problemas decorrentes do baixo nível do reservatório de Sobradinho e, particularmente, pela queda no consumo de energia elétrica e gás natural; a construção civil também registrou taxa negativa (-6,3%), sendo afetada, sobretudo, pelo baixo nível na oferta de novos empreendimentos imobiliários – há de se destacar que os investimentos públicos tem garantido que o desempenho desse setor não seja ainda mais negativo; finalmente, o segmento de transformação, o de maior peso dentro do setor, o qual também apontou retração no segundo trimestre (-6,0%), sendo influenciado pela queda na produção de importantes subsegmentos (bebidas, refino de petróleo, produtos químicos, metalurgia e equipamentos de informática).
O setor de serviços, principal da economia baiana, registrou expansão de 0,5% no segundo trimestre. Comércio (1,2%), atividades imobiliárias (1,3%) e transportes (1,0%) foram os segmentos que mais impulsionaram positivamente o setor. Já a administração pública (-0,2%) contribuiu de forma negativa para o valor adicionado do setor.
Na comparação com o segundo trimestre de 2016, o PIB baiano apontou crescimento de 2,4%. No que se refere ao Brasil, os dados indicaram que houve expansão de 0,2% na comparação com o primeiro trimestre de 2017 e de 0,3% na comparação com o segundo trimestre de 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.